quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Porque devemos estudar História da Ed. Física/Esportes nos cursos de graduação?

A idéia central do texto é esclarecer a importância da história em cursos de graduação em Ed. Física.
O texto mostra que a história tem sido desvalorizada por que muitos dos alunos que se interessam em fazer Ed. Física acredita que a História vai ter muita utilidade já que muitos acreditam que vão trabalhar apenas com o corpo, interessando-se mais pelas disciplinas ligadas a área biomédica.
Roberta J. Park afirma que mesmo nos Estados Unidos onde o estudo da História da Ed. Física já está bem avançado os professores não tem demonstrado conhecimentos metodológicos adequados e com a falta de interesse dos alunos os professores acabam recebendo menores cobranças para melhoria de seus cursos. Há uma necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda a atuação que não é só pratica mas teórico/pratica, ou seja teoria ou prática. Enfim a história tem um caminho para contribuir na compreensão da sociedade que se diferencia embora não se nega a dialogar, de outros campos do conhecimento como sociologia e lingüística o que tem sido chamado de História Cultural.

Graciana Freire

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Graciana,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Você começa bem, expõe a idéia central. Embora eu não concorde que seja esse o tema central. Penso que o autor tenta construir motivos razoáveis para se estudar história da educação física no curso de graduação. Mas, creio que sua reflexão seja cabível. No segundo parágrafo aponto um equivoco casual em seu resumo. Você entra em contradição, pois diz que os estudantes desvalorizam a história e diz também que eles vêm utilidade. Sobre Roberta J. Park, é uma referência desnecessária no resumo. Pode retirá-la. Quanto à idéia da “compreensão teórica por trás de toda atuação”, explore mais a parte que o autor fala da possibilidade de “recriar” a prática a partir do estudo da história.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.
Ps: Está ciente de que voce náo entregou os dois últimos resumos?