quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Porque devemos estudar História da Ed. Física/Esportes nos cursos de graduação?

A idéia central do texto é esclarecer a importância da história em cursos de graduação em Ed. Física.
O texto mostra que a história tem sido desvalorizada por que muitos dos alunos que se interessam em fazer Ed. Física acredita que a História vai ter muita utilidade já que muitos acreditam que vão trabalhar apenas com o corpo, interessando-se mais pelas disciplinas ligadas a área biomédica.
Roberta J. Park afirma que mesmo nos Estados Unidos onde o estudo da História da Ed. Física já está bem avançado os professores não tem demonstrado conhecimentos metodológicos adequados e com a falta de interesse dos alunos os professores acabam recebendo menores cobranças para melhoria de seus cursos. Há uma necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda a atuação que não é só pratica mas teórico/pratica, ou seja teoria ou prática. Enfim a história tem um caminho para contribuir na compreensão da sociedade que se diferencia embora não se nega a dialogar, de outros campos do conhecimento como sociologia e lingüística o que tem sido chamado de História Cultural.

Graciana Freire